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Sistemas de apoio à Gestão

Atualmente, os desafios que se colocam às organizações pressupõem uma relação dinâmica e integrada entre as suas múltiplas funções.

Assim, de forma a posicionar estrategicamente a sua empresa, desenvolvemos os seguintes sistemas:

ESTRATÉGIAS DE GESTÃO

Definimos estratégias de Gestão conforme a actividade da empresa tendo em conta a informação financeira e as diversas áreas de actuação.

PLANOS DE MARKETING

Elaboramos planos de marketing para que os nossos clientes possam ter o melhor canal de comunicação com o público-alvo. Através destes serviços as empresas darão a conhecer as suas potencialidades, diferenciando a sua marca, através da sua imagem, preço, produtos e qualidade.

SISTEMAS DE CONTROLO INTERNO

Implementamos sistemas de controlo interno de acordo com a actividade, dimensão e necessidades das empresas com quem trabalhamos.

APOIO NA OBTENÇÃO DE LICENÇAS

Prestamos apoio na obtenção de licenças para os mais demais estabelecimentos, que vão desde estabelecimentos ligados à restauração, comércio pequenos retalhistas, serviços, entre outros. Estas actividades exigem o cumprimento de diversas normas, estando sujeitas constantemente a um grande controlo e fiscalização por parte das autoridades competentes.

COMO PODEMOS AJUDAR?

Dicas de como gerir um negócio

1. Planeamento e gestão estratégica

A gestão estratégica abarca o papel de linha orientadora de uma empresa e organiza os contributos das diversas áreas.
Elaborar um plano estratégico é crucial para se obter uma visão mais abrangente do todo da organização.

Sem um plano, como sabemos para onde nos dirigimos?

Não é possível chegarmos a um tesouro, sem um mapa.
Se acha que é tarde para fazer um plano, engana-se, até porque este não serve só para a fase inicial da empresa, mas sim para ser revisto continuamente.
O plano de negócios é responsável por direcionar as estratégias e tomadas de decisão.

Onde é que a empresa está? Qual a situação e quais os desafios que enfrenta?

Se a empresa está a estagnar, o desafio deverá focar no crescimento.
Se a empresa está a crescer a um rápido ritmo, o desafio passa por garantir que sustentamos esta nova realidade.
Mais à frente iremos conhecer formas de facilitar este processo, quer a empresa tenha acabado de se iniciar no mercado, quer esteja a crescer a um ritmo já difícil de controlar.
Em ambas as fases, poderá ser pertinente fazer consultoria, tirando partido de vantagens a curto e longo prazo.

É importante que a sua gestão esteja ajustada às reais necessidades da sua empresa.

2. Melhorar o clima organizacional – motivar a equipa

Nunca antes os gestores de recursos humanos tiveram tanta noção de que o valor dos seus negócios não pode ser dissociado do valor das suas equipas.

Num cenário onde cada vez mais as pessoas saltam de posto em posto porque os “empregos para a vida” deixaram de existir, também os colaboradores devem ser atraídos para a empresa e também eles devem fazer parte de uma missão levada a cabo pela empresa que os mantenham motivados, envolvidos e colaborativos.

Esta aposta nos colaboradores não se fica pela formação (que falaremos mais à frente), devendo também assentar numa estratégia que envolve a criação de ambientes de trabalho diferenciadores e estimulantes, onde o objetivo fazer reforçar o sentimento de “vestir a camisola”.

Genericamente os empresários assumem que precisam de mais apoio na gestão da empresa. É o seu caso?

3. Ouvir os Clientes

Se quando ouve o cliente dizer algumas palavras, rapidamente começa a pensar no que irá responder, é possível que não lhe esteja a dar a devida atenção.

Ao pensar na resposta, acabamos por não absorver a mensagem que nos está a ser transmitida, acabando por não entender exatamente aquilo que o cliente precisa.

É habitual que nos deparemos com clientes mais exigentes ou até indecisos. Neste caso, ouvir atentamente é a chave para que possamos esclarecer e influenciá-los positivamente.

Ouvir o cliente não deve ser apenas antes ou durante o decorrer de um projeto, mas também ouvir a sua opinião no final e reter sugestões ou até eventuais reclamações que possam contribuir para melhorias no futuro.

Se é para eles que trabalhamos, devemos ouvir aquilo que têm para nos dizer, promovendo junto dos mesmos a importância da sua opinião no nosso trabalho.
Um questionário de satisfação no fecho de projeto é um exemplo de como conseguir perceber os pontos fortes e fracos da prestação de serviços.
Só sabendo o que está a correr mal é que se pode corrigir e melhorar o que for preciso para ir mais além e obter nota máxima de satisfação.
Também os clientes vão apreciar o seu esforço em ir de encontro às suas expetativas.

Um gabinete de apoio à gestão de empresa deve proporcionar uma visão holística da sua organização.

4. Modernizar a empresa

Usar a tecnologia a seu favor e melhorar a produtividade.
As empresas que mais crescem são aquelas que mais apostam em inovação e modernização.
Isto porque a tecnologia tem vindo a trazer-nos armas que permitem que seja cada vez mais fácil administrar e simplificar os métodos de trabalho.
Não importa se a empresa é grande ou pequena, existem ferramentas tecnológicas adequadas a qualquer negócio.

Com todas as informações alojadas num só lugar, uma ferramenta de apoio à gestão aumentará a perceção de oportunidades e erros, orientando com maior segurança as decisões a serem tomadas e os caminhos a serem percorridos.

4. Modernizar a empresa

Não há nada mais importante do que ter o controlo dos dados do seu negócio.
Fazer a gestão empresarial com base em práticas morosas e demoradas que deixam espaço para dúvidas deixou de ser justificável.
Como saber em que investir se não conseguirmos controlar os dados de forma a que possamos analisar os resultados?
O caos da desorganização não é um bom sítio para ter dados valiosos como os que pertencem ao seu negócio.
Urge a necessidade de otimizar os processos para que tenhamos o controlo de tudo o que se está a passar na empresa, mas de forma simplificada.
Otimizar os processos fará com que toda a equipa possa ser mais produtiva e poupar tempo, libertando esse tempo para o foco no que efetivamente traz resultados.

Os processos burocráticos, a consulta de especialistas, o preenchimento de tabelas, o envio e reenvio de inúmeros documentos serão mesmo necessários ou estão antes a comprometer a eficiência do trabalho?

Automatizar é a forma mais rápida de tornar os processos mais ágeis, simples e eficientes.
Sistemas de gestão de projetos como o CRM e o ERP são soluções que podem ser implementadas para deixar a empresa em piloto automático, deixando-lhe tempo par as tarefas que implicam a sua total atenção.

Somos uma equipa qualificada e certificada, com a experiência e o conhecimento como fatores-chave para a criação de soluções adaptadas às necessidades de cada empresa.​

5. Analisar os Resultados

Por último, mas não menos importante, tenha em mente que a otimização deve ser um processo contínuo.
E para que possa inovar e melhorar tudo o que falámos neste artigo, é importante não só ouvir o cliente, mas também a própria empresa.
Ou seja, analisar os resultados obtidos para que possamos continuar a encontrar formas de melhorar.
É também aqui que o software de gestão vai marcar um papel de relevância em trazer uma visão alargada de tudo o que vai acontecendo com o seu negócio.